Tudo é efêmero?

Nossos grilos

Nossos grilos

Às vezes  paro, penso e reflito sobre o caráter passageiros das coisas. Como pode ser tudo efêmero? Como pode até meus pensamentos serem efêmeros? Fico louco. É ai que percebo que como o Pinóquio, possuo um grilo em minha cabeça. Ahhhhhhhhhhh que coisa – para não falar palavrão.

Como é sabido o grilo exerce função de consciência na mente de Pinóquio. Foi ai que percebi que na verdade tudo é efêmero porque mentimos o tempo todo para nossos pensamentos. Quando criança queria ser astronauta – e era de fato, pois vivia no mundo da lua – porém vinha um pequeno grilo e falava: para de “viajar na maionese”  e vai ser outra coisa. Decidir ser médico. Que coisa… Lá estava o grilo e me dizia: não vai não.

Talvez por isso tudo é efêmero. Todas as vezes que queremos ser algo ou fazer alguma coisa, o nosso velho e chato grilo nos diz não. Passar por essa fase é imprescindível e inevitável. Até que um dia você acredita que venceu seu grilo, e nada mais se torna e/ou é passageiro. Confuso?

Fácil para desconfundir é simplesmente pensar. Eu posso fazer isso ou aquilo? Dependendo do isso ou aquilo a resposta é não. Sinal que seu grilo ainda está vivo.  Ele faz assim você viver de forma efêmera. Poema+Ef%C3%A9mero

Decidir vencer meu grilo de uma maneira. Usando meu conjunto lexical para expressar sensações que jamais diria em áudio. Portanto a única coisa que não passa são as palavras. Enfim consegui me tornar imortal – sem mesmo entrar para Academia de Letras  ou virar super herói como já quis ser na infância. Escrever, expressar idéias, construir ideologias, criticar pensamentos é o que nós faz imortais e ao mesmo tempo não – efêmeros. O medo de falar é que nos transforma em adubos esquecidos em cemitérios.

Na verdade temos de acreditar que um dia tudo vai acabar. Só as palavras vão ficar. Só este blog sobreviverá. E eu?… Sei lá. Tudo pode acabar como a música da sábia Rita Lee: Tudo vira bosta.

Marquione Ban

Deixe um comentário

