Drummond no inicio do caminho

Não sei e também ninguém sabe se quando Drummond escreveu que havia pedras no meio do caminho se referia aos seus primeiros textos, não publicados até hoje. Isto mesmo. Textos inéditos de Drummond serão publicados ainda este mês. O melhor que eles viram com comentários do próprio do poeta.

Os 25 poemas da Triste Alegria” são os textos perdidos e jovens de Drummond. Sim, jovens. Afinal ele os escreveu antes dos 25 anos. Talvez por isso não os publicou. Antônio Carlos Secchin, imortal da Academia Brasileira de Letras, é o responsável pela descoberta dos arquivos perdidos. Segundo ele a obra veio parar em sua mão oriunda de alguém próximo a Drummond.

“É alguém muito vinculado a Drummond que resolveu repassar esse material e, felizmente, eu fui o contemplado”, afirma Secchin em entrevista ao Jornal O Tempo, de BH. O autor acredita que Drummond iria publicar o livro pois não o destruiu.

Durante a Flip – Feira Internacional do Livro de Parati/RJ – o livro terá destaque. Drummond é o homenageado do evento. Na Flip ocorrerá debates sobre as obras de Drummond.  Secchin participará de um deles e vai falar sobre relação do mineiro com o modernismo.

Leia um dos poemas perdidos:

A mulher do Elevador

A que ficou lá longe, na grande cidade…

A que eu vi apenas um minuto, um minuto somente,
no elevador que subia 
 
Com que saudade inédita eu me lembro da que não foi
nem uma sombra, uma sombra fugaz, no meu destino 
 
Da que ficou, sorrindo, com um pouco de mim,
Com um pouco do meu ser anonymo e vulgar,
A milhares de kilometros, na grande cidade… 

Carlos Drummond de Andrade 

Deixe um comentário

