Homer Simpson é um plágio?

Não é Homer Simpson o personagem dos quadrinhos acima. A figura em questão chama-se Adamson e a autoria é do desenhista sueco Oscar Jacobsson (1889-1945), que o criou na década de 1920. Esta piada acima foi publicada em julho de 1949 no jornal islandês Fálkinn. Ou melhor, republicada de material de arquivo, considerando que Jacobsson já tinha morrido quatro anos antes.

O achado do recorte foi do blog islandês Lemúrinn Lanztídindi, que reproduziu também a página inteira do jornal em que o “ancestral de Homer” apareceu.

O tal Adamson foi um personagem de relativo destaque na primeira metade do século 20. Suas histórias chegaram a ser publicadas nos Estados Unidos sob o nome de Silent Sam(Sam Silencioso, já que ele nunca falava nas historinhas). Adamson também é o nome do mais importante prêmio de HQ da Suécia, apelidado de “o Nobel dos quadrinhos”.

Pois fica a questão: Matt Groening, o criador dos Simpsons, usou Adamson como influência? Ou foi tudo apenas uma grande coincidência?

A dica que levou até essas imagens e informações veio de várias frentes: os blogs Retronaut e Buzz Feed, e o colega Marcos Lavieri.

***

(Imagens: blog Lemúrinn Lanztídindi)

Matéria publicada na http://vip.abril.com.br

Um comentário sobre “Homer Simpson é um plágio?

  1. Esta oração deixo aqui por nao ter mais recursos. Oração pra trazer a pessoa amada de volta.
    (Sms) neste momento, onde quer que voce esteja. Neste exato instante voce perdera a concentração e seu pensamento se volta para mim. Voce entendera que nao pode viver sem mim. Neste exato momento voce comecara a se desfazer do orgulho. Agora mesmo voce esta pensando em mim, (msn). Voce vai tentar resistir. Nao, nao resista, se voce nao me ligar agora, vai me ligar mais tarde. Mas neste insttante voce tem certeza de que vai me ligar. Voce compreendera que esta apaixonado por mim e nao consegue ficar sem minha presença. Neste exato momento voce vai pensar em mim. Eu invoco os tres arcanjos santos. Miguel gabriel e rafael, para que iluminem o seu coração e desfaça qualquer dúvida. Que miguel expulse de perto de voce todo mal espírito, toda ma influencia ou qualquer outra mulher. Que gabriel anuncie a voce o meu nome, que sopre em seus ouvidos a palavra amor e o faça lembrar de mim, que me anuncie o seu anjo da guarda. Que rafael use esse balsamo curador para curar a descrença. Que se instalou no seu coração, mas que mantenha aberta a cicatriz do amor e do desejo por mim. Assim seja. Com todo meu amor! Quando esta mensagem for publicada, em dois minutos voce tera um desejo irresistivel de me ligar. Ceda a eles que eu estou esperando por voce querido. Amem.

Deixe um comentário

