Os legados da Copa da África do Sul e do Brasil

ELEFANTE-BRANCOA Copa está aí. Ela não vai chegar mais já chegou ao “país do futebol”. O que esqueceu de chegar até aqui foi que para se ter uma ótima Copa do Mundo, como cantam os seus organizadores, é preciso deixar legados à população. No África do Sul, última nação iludida pelos seus Governantes e pela FIFA a receber a copa, o legado não veio.

A expressão “Elefante Branco” nunca fez tanto sentido aquele povo como faz a nós, brasileiros hoje. Estádios monumentais em um país em que o futebol não é o seu maior esporte. Comunidades removidas das proximidades por serem pobres e nada mais. A Copa do Mundo na África deveria ter ensinado ao Brasil como fazer um Copa que realmente fosse do povo e para o povo.

O que vemos na ruas hoje amedronta os turistas e poderosa FIFA.

Estamos vendo ídolos do futebol tentarem reverter às criticas populares com mais aneiras do que soluções. Ronaldo afirmou que “Copa não faz com hospitais”. A resposta veio imediatamente nas redes sociais.

999679_507917862615148_1704136462_n

Pelé, o Rei, abriu a boca para pedir ao povo que esqueçam essas “coisas” e apoiemos a seleção. O povo apoia a seleção “sua majestade”, mas o povo não é otário.

Agora veio outro ídolo, da copa de 94, Bebeto falar besteiras. Disse que “esperava todos unidos para fazermos a melhor copa de todos os tempos”. Estamos unidos sim. Para fazermos o melhor Brasil de todos os tempos.

Podemos até gritar gol nos dias de jogos da seleção. Podemos receber os gringos bem, como nos pediu a presidenta. Podemos deixar de ir as ruas um dia ou outro. Só que não.

Não iremos receber os gringos bem, porque não temos casa, hospitais, transporte público de qualidade e etc. Não podemos deixar de ir às ruas porque é por meio delas que estamos forçando nossos servidores – políticos –  a trabalhar em nosso benefício. Nossa simpatia não vai mudar. Mas é ruim receber as pessoas sem pode lhes oferecer um cafezinho. Não acham?

Que os gringos não precisem de hospitais, pois não tem.

Enfim, faremos a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Não bela beleza dos gols, as vitórias do Brasil, pela simpatia dos brasileiros, ou ainda pelo carnaval que sempre fazemos nestas horas. Mas teremos a melhor Copa do Mundo pelo legado que deixamos ao mundo: o povo é quem manda em seus políticos, basta ele querer. Nós brasileiros queremos.

Que a história abaixo não seja nosso legado.

Anúncios

Um comentário sobre “Os legados da Copa da África do Sul e do Brasil

  1. Republicou isso em O ANUNCIADORe comentado:

    O que esperar da Copa no Brasil? Legados que podem ir além de um simples e (in) útil estádio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s